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Como a desidratação afeta a composição corporal?

Como a desidratação afeta a composição corporal?

Você provavelmente já ouviu ou leu sobre como você pode sobreviver por semanas sem comida, mas que você só pode sobreviver por alguns dias sem água. Seus pais provavelmente lhe disseram repetidamente quando você era jovem para beber pelo menos 2 litros de  água por dia. A água é conhecida por ajudar a limpar as toxinas do seu corpo e saciar a sua sede em um dia quente de verão. A falta de água leva a desidratação, mas afinal qual é o papel da água quando se trata de composição corporal?

Embora a maioria de nós esteja preocupada com o peso corporal total, percentual de gordura corporal ou mesmo IMC, a água corporal total e o status de hidratação/desidratação são frequentemente ignorados.

Quando foi a última vez que você pensou em saber se os líquidos estão suficientes em seu corpo para atingir suas metas de saúde e estética?

Manter-se bem hidratado não é apenas importante para a sobrevivência. Seu estado de hidratação é tão importante quanto praticar exercícios regularmente e consumir alimentos de qualidade para o crescimento muscular e melhorar o desempenho físico. Além disso, atender às suas necessidades diárias de hidratação pode ser a diferença entre realizar suas metas desejadas de composição corporal e de não ver melhorias na composição corporal quando você acha que está fazendo tudo certo .

Neste artigo, vou falar sobre:

  • O que é a água do corpo e por que cuidar de seu equilíbrio é importante;
  • O que acontece com o seu corpo quando você está desidratado;
  • Por que é importante se manter hidratado se você quiser construir mais músculos ou emagrecer;
  • A ligação entre desidratação e perda de gordura;
  • Quanto deve beber diariamente para ficar bem hidratado;
  • O que é a água do corpo?.

O que é a agua corporal?

desidratação composição corporal componentes

Embora muito do nosso corpo seja composto de água, a porcentagem de nossa composição corporal que é a água muda com base em nossas necessidades funcionais. Algumas das funções essenciais da água em nossos corpos incluem o seguinte:

  • É um bloco de construção para quase todas as células do corpo.
  • Regula a temperatura corporal através da transpiração e respiração.
  • Carboidratos e proteínas usadas para energia são transportados pela água na corrente sanguínea.
  • Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, principalmente através da micção.
  • Ele age como um amortecedor para proteger nosso cérebro e medula espinhal.
  • Compõe saliva e fluido que lubrifica suas articulações.

A quantidade de água em seu corpo depende de vários fatores, incluindo idade, sexo, atividade física e até mesmo onde você mora. É frequentemente referido como Água Corporal Total (ACT).

Por exemplo , os bebês nascem com aproximadamente 78% de todo o seu peso sendo água. Por um ano de idade, o ACT diminui para cerca de 65% do peso. Em homens adultos saudáveis, a ACT tem uma média de 60% do seu peso, porque eles geralmente carregam mais massa magra. Por outro lado, as mulheres verão que aproximadamente 55% do seu peso é ACT.

A maior parte dessa água vem daquela massa corporal magra mencionada acima. Isso inclui seu sangue, órgãos e músculos. Aqui está uma foto do conteúdo de água dos principais órgãos do corpo :

Cérebro e Coração – 73%

Pulmões – 83%

Pele – 64%

Músculos e rins – 79%

Ossos – 31%

A sua água corporal total pode ser ainda mais segmentado em dois compartimentos: água extracelular (AEC) e água intracelular (AIC).

Água Intracelular (AIC) é a quantidade de água encontrada em suas células. Em adultos saudáveis, a AIC compõe dois terços da sua água corporal total. Processos celulares essenciais ocorrem dentro dos compartimentos intracelulares, como a criação da energia necessária para abastecer cada célula para suas funções específicas.

Água Extracelular (AEC) é a quantidade de água localizada fora de suas células. Faz aproximadamente um terço da água corporal total em adultos saudáveis. A AEC ajuda a controlar o movimento dos eletrólitos, fornece oxigênio às células e elimina o desperdício dos processos metabólicos.

Em termos de composição corporal, um aumento na AIC pode significar aumento da massa muscular. Por outro lado, um aumento na AEC poderia indicar inflamação, retenção de líquidos ou alguma doença (insuficiência renal). De fato, a inflamação resultante do excesso de gordura visceral pode desencadear a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), que, por sua vez, aumenta a AEC. Quando ativado, esse sistema hormonal age para manter a pressão arterial e o equilíbrio de fluidos. No entanto, quando super estimulado, o SRAA pode levar a sintomas associados à obesidade, doença renal e síndrome metabólica.

É importante notar que a ACT está constantemente mudando com ganhos e perdas de fluidos mesmo em adultos saudáveis. O volume é regulado através de um complexo sistema de troca de fluidos, solutos e íons dentro dos compartimentos do corpo – o SRAA e o ADH (hormônio Anti-diurético).

O que acontece ao seu corpo quando você está desidratado

Os ganhos e perdas de líquidos ao longo do dia (quando você respira, transpira e faz xixi) são regulados pelo hipotálamo, pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona e pelos rins.

A desidratação não ocorre até que você esteja perdendo mais água do que você pode substituir – episódios freqüentes de diarréia e vômito, ter muito álcool na noite anterior, ou suar e fazer xixi como um louco.

Quando a desidratação se instala, é provável que você tenha uma grande variedade de sintomas. Os primeiros sinais e sintomas incluem tonturas, dores de cabeça, boca seca e pele fria. Quando não tratada nos estágios iniciais, a desidratação pode levar a uma falta de vontade de fazer xixi.

A desidratação também pode levar a conseqüências para a saúde a longo prazo. A hipertensão também é comum em pessoas cronicamente desidratadas. Quando as células do corpo são desprovidas de água, o cérebro envia um sinal para a glândula pituitária secretar vasopressina (uma substância química que causa constrição dos vasos sanguíneos), que por sua vez faz com que a pressão sanguínea aumente. Elevações crônicas na pressão arterial podem eventualmente levar à insuficiência cardíaca. Como os vasos sanguíneos se estreitam, oxigênio e suprimento de sangue para o cérebro também são colocados em risco, resultando em enxaquecas e quedas significativas na concentração.

Como sei se estou desidratado?

Antes de aprender a quantidade de fluidos e água que você precisa para se manter bem hidratado, é igualmente importante saber se você já está desidratado ou não. Além de sentir sede e cansaço, aqui estão alguns sinais de privação de fluidos que algumas pessoas ignoram:

Urina de cor mais escura (média amarela a marrom) ou falta de urina; Dores de cabeça que pioram e se transformam em enxaquecas; Confusão; incapacidade de se concentrar; Irritabilidade

Essas formas são formas subjetivas e já indicam um que está em desidratação, agora para saber o seu estado de hidratação e acompanhar as mudanças de hidratação de seu corpo, existem empresas especializadas no assunto, a InBody, gerenciada pelo Esp. Pierre Maestri, é umas das empresas mais especializadas no assunto. Onde em uma avaliação com 98,4% de precisão, podem ser analisados a hidratação celular dos 5 segmentos corporais e se está retendo líquido em algum dos segmentos corporais analisados.

Seu estado de hidratação e atender às suas necessidades diárias de líquidos são tão importantes quanto dormir o suficiente e comer corretamente em ajudar a melhorar a composição corporal e manter-se saudável. Não beber bastante água antes de sua corrida matinal, esquecer sua garrafa de água antes da aula de ginástica, não se hidratar durante um treinamento de musculação ou treinamento funcional, são maneiras infalíveis de desidratar e atrapalhar o progresso em suas metas de composição corporal.

Por que não beber água ou comer um lanche rápido e cheio de frutas?

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