Composição corporal: um guia para iniciantes

Pierre Maestri

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você já ouviu falar sobre isso dentro da academia . Talvez você leu alguma coisa em blogs de fitness, saúde, nutrição ou simplesmente aparece numa janela “pop up” em seu browser. Talvez o seu médico, nutricionista ou personal trainer está sugerindo que você verifique a sua composição corporal. Ou melhor, vive escutando as pessoas falarem sobre como melhorar seu percentual de gordura corporal , mas sinceramente , no fundo, você está sempre pensando.

“O que é composição Corporal?”

A composição corporal é algo relacionado com saúde, nutrição, medicina e fitness. Com uma boa compreensão de sua composição corporal , você pode melhorar sua saúde e mudar seu estilo de vida para melhor.
Mas antes de chegarmos em que , vamos responder a questão que nos deixa curiososo – a definição da composição corporal :

Pense em quando você leva o seu carro para a oficina. Seu carro não está funcionando, então o mecânico faz uma inspeção das peças do carro, abre o capô, verifica os fluidos, inspeciona os componentes que trabalham, e é capaz de dizer-lhe a condição de seu carro.

Análise da composição corporal é assim, exceto em vez de que você precisa trocar o óleo ou substituir pastilhas de freio, você pode aprender que o seu percentual de gordura corporal é maior do que você pensava ou que seu lado direito é mais forte do que o esquerda e você precisa trabalhar para trazer seu corpo de volta ao equilíbrio. Além poderá tomar a direção certa que seu corpo precisa para atingir o seu objetivo, por exemplo: Você quer emagrecer, mas seu metabolismo está lento e você não sabe. Logo você terá que aumentar seu metabolismo primeiramente, para aí sim começar o processo de emagrecimento e evitar frustrações.

Ao analisar a sua composição corporal , você pode entender o porque de você pesar o que você pesa, para que assim possa saber o que precisa mudar e quanto mudar para atingir o você deseja. Mas o mais importante de tudo isso, ao analisar sua composição corporal  periodicamente, você compreenderá como seu corpo está respondendo a diferentes estímolos como dieta e treinamento e verá que os resultados mudam com o tempo, com isso você pode construir um corpo mais saudável e desfrutar de uma mais vida mais saudável e feliz.

isso é o “DE QUE SOMOS FEITOS”

 

Vamos começar com o básico. A primeira coisa a saber é que existem vários modelos diferentes de composição corporal. O mais básico deles é chamado a de 2 componentes (2C) modelo , que divide seu corpo em dois componentes:

  • MASSA GORDA

O componente que todos parecem sempre ter demais e está sempre fazendo o seu melhor para se livrar. No entanto, ter um pouco de gordura é necessário para o corpo funcionar: a gordura permite que o corpo armazene energia, proteja os órgãos internos, atua como isolador e regula a temperatura corporal, dentre outras coisas. Ninguém pode ter 0% de gordura corporal, e a manutenção de percentual de gordura corporal inferior a 4% geralmente é considerada  desaconselhável  para a saúde a longo prazo.

  • MASSA LIVRE DE GORDURA (MLG)

A massa livre de gordura é toda a massa no seu corpo que não é atribuída à gordura. Sua MLG contém uma variedade de componentes diferentes, todos os seus órgãos internos, massa muscular, água corporal, etc. Tudo o que não é gordo pode ser agrupado na categoria de massa livre de gordura.

A partir destes dois valores, a porcentagem de gordura corporal pode ser deduzida dividindo sua massa gorda pelo peso total. Se o seu objetivo é determinar  apenas a sua gordura corporal (não outros componentes como proteínas, minerais, água, etc…), os procedimentos que utilizam o método 2C podem ser usados ​​para determinar sua composição corporal.

Para uma análise mais detalhada da composição corporal, você deve usar métodos que quebram o corpo em mais componentes, como o modelo de 4 componentes (4C) . Isso divide o seu corpo nos seguintes componentes:

 

  • ÁGUA CORPORAL

O principal componente de nosso corpo, onde mais de 60% de nosso corpo é composto por água. Gordura, músculos, sangue e outros fluidos corporais contêm água. Isso pode ser dividido ainda mais na água contida nas células do seu corpo (água intracelular) e a água fora das células (água extracelular) .

  • PROTEÍNA

Estas são as proteínas contida nos músculos do seu corpo, como se tivessem isolado elas e pesado.

  • MINERAIS

Seu corpo contém minerais que são principalmente contidos em dois lugares: na corrente sanguínea (minerais não-ósseos)e dentro do tecido ósseo(conteúdo mineral ósseo).

  • GORDURA

Seu estoque de energia, podendo ser encontrado subcutânea ou entre os órgãos.

 

Esses componentes descrevem como o corpo pode ser dividido, no entanto encontramos algumas terminologias usados por profissionais. Então, aqui estão mais alguns termos para aprender a ajudá-lo a aprender sobre composição corporal:

  • Massa Magra Seca (MMS): Sua Massa Magra Seca é a combinação do peso atribuído à proteína e aos minerais ósseos em seu corpo.
  • Massa corporal magra (MCM): sua Massa Corporal Magra é a combinação de sua massa corporal seca e água corporal total.
  • Massa Muscular Esquelética (MME): Não deve ser confundida com MMS ou MCM, a massa muscular esquelética são os músculos que estão ligados aos seus ossos e permitem que você se mova.

Porque que é tão importante sobre a composição corporal ?

Simplificando, você deve conhecer sua composição corporal se você quer, de forma séria, gerenciar seu peso e melhorar sua qualidade de vida. Sem saber o que você realmente tem em seu corpo, você só pode adivinhar a quantidade de peso total que você realmente possui. Adivinhar leva à frustração, a frustração leva à indiferença, e a indiferença leva a desistir.

A composição corporal também lhe dá uma nova maneira de pensar e abordar seu peso. Embora existam várias maneiras de analisar a composição corporal, todos eles têm uma coisa em comum: eles fornecem informações mais úteis do que confiar exclusivamente no peso da balança ou Índice de Massa Corporal (IMC) – a maneira tradicional de determinar se você está em um peso saudável.

 

Você pode estar se perguntando agora,, como faço para avaliar minha composição corporal?

Existem muitos métodos para determinar sua composição corporal. Alguns são rápidos e fáceis, mas fornecem apenas informações básicas. Alguns são longos e caros e requerem a assistência de um técnico treinado para administrar um teste. Recentemente escrevi em um post sobre Perder peso ou Perder gordura, onde falo sobre alguns métodos que você poderá descobrir alguns métodos que são usados ​​para determinar a composição corporal:

  • Espero que isso ajude você a entender um pouco mais sobre a composição corporal. Conhecer a composição do seu corpo é o primeiro passo para melhorá-lo, então, se você conseguir, agende um teste de composição corporal o mais breve. Ter um melhor ajuste e melhor resultado da composição corporal pode ajudá-lo imensamente na compreensão do seu peso, melhorar a sua saúde geral e geralmente viver uma vida mais completa e feliz.
  • Além disso, ao analisar a composição corporal, você saberá o que seu corpo precisa mudar (em relação aos componentes) para atingir o resultado que você tanto deseja.

Para entender mais tudo isso, confira este vídeo:

 

 

 


Pierre Maestri

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios